especiarias e pastelaria saudavél

, 1 comentários


Na alimentação portuguesa, um dos grandes problemas é o excesso de sal que se adiciona aos alimentos. Combater esse excesso é essencial para gozar de uma alimentação saudável. Assim, a substituição de, pelo menos, parte desse sal por algumas especiarias ajudará no combate a doenças, como a hipertensão. Se não conseguir erradicar totalmente o sal da sua alimentação, faça-o progressivamente.
Para tal é necessário recorrermos a certos truques que actualmente usamos na pastelaria, padaria e toda a gastronomia, truques esses que temos vindo a retirar de culturas bastante ricas de conhecimento como a India, china entre outras.
Se estivermos actualizados sobre os concursos internacionais, de pastelaria vemos cada vez mais exotismo na confecção de receitas, onde as possibilidades são imensas, realçando sabores até então pouco usados na pastelaria e chocolateria tradicional. O truque então será passarmos a aventura, e recriarmos outras possibilidades de misturas com especiarias, através de infusões exóticas e assim recriar o mundo de sabores que a nossa profissão nos permite, não perdendo a tradição mas sim enrriquecela de forma mais saudavél com a fusão entre ambas.
Deixo-vos aqui algumas possibilidades para começarem a partir de hoje a tenta-lo...
Açafrão, Baunilha, Canela, Cravo-da-Índia, cravinho, ou cravo-de-cabecinha, Erva-doce ou anis,
Gengibre, Noz-Moscada, Pimenta, Piripiri, cordomono...

1 Response to "especiarias e pastelaria saudavél"

  1. flbn says:

    eu sou um aprendiz nesta profisão de pasteleiro e cada vez quero chegar mais longe, eu vibro com esta profissão, isto é o meu sonho, para mim não é trabalho é uma benção quando me levanto as 3 da manha para ir trabalhar não me custa nada pq eu quero chegar op mais longe possivel admiro essa arte podiame dar dicas para decoração como aprender a fazer bonecos etc...

Enviar um comentário